sexta-feira, 26 de julho de 2019

Extraordinário.

Olá Literários!
Mais uma resenha para vocês, e hoje vai ser do livro "extraordinário"
Esse livro conta a história de August, um garoto de 10 anos que por causa de uma síndrome genética tem uma deformidade no rosto. 
*
A história começa quando a mãe de August resolve que chegou a hora dele frequentar a escola. Alguns dias antes do início das aulas, ele e a mãe fazem uma visita a escola para conhecer o diretor e o ambiente. Lá ele conhece algumas crianças que a pedido do diretor mostram a escola para ele.
*
August é um garoto comum. Gosta de brincar, gosta de Star Wars e é muito inteligente, mas sabe que crianças comuns não fazem outras correrem.

Ele fica nervoso como qualquer aluno novo em uma escola nova, ele tem total entendimento de que as crianças também podem ser cruéis. Depois das boas vindas do diretor, ele decidiu dar uma chance, ele encara isso como um novo desafio. A história gira em torno disso, mostrar a todos que ele é comum, ligar com o preconceito e ter um bom ano escolar.
*
Inicialmente o livro é narrado por August mas no decorrer da história temos o ponto de vista de outros personagens como sua irmã, o namorado dela, uma amiga e dois colegas que August faz amizade na escola. Isso é bem interessante pois podemos ver como é ter um irmão e amigo como August e como pode afetar a vida das pessoas em sua volta e como elas também têm que lidar com o preconceito. Claro que não tem comparação mas todos são afetados tanto negativamente com pessoas insensíveis quanto positivamente.
*
Um livro sobre amizades, aceitação, amor e respeito. A palavra que melhor descreve esse livro é seu próprio nome "Extraordinário" e sabendo que é uma história real torna ainda mais emocionante.

Autor: R. S. Palácio
Ano: 2013
Editora: Intrínseca

terça-feira, 23 de julho de 2019

Uma viagem nem um pouco sonhada.

Olá Literários!

Seguindo a parceria com @flordcriador , vou falar do primeiro livro da saga "Os desafios de Betina -Uma viagem nem um pouco sonhada".
🌼
O livro conta a história de Betina, uma adolescente de 15 anos que mora com os pais no Rio de Janeiro. Ela acredita que passará suas férias escolares em casa, mas descobre que terá de viajar para uma cidade do interior chamada Gruta Alta onde mora uma prima de sua mãe. A garota não gosta da ideia de passar suas férias longe de suas amigas, pois já tinha tudo planejado. Shopping, cinema, brigadeiro e festa do pijama. Ela aceita a viagem a contra gosto e tem a ideia fixada de que ficará trancada no quarto as férias inteira. Ao chegar, ela reencontra suas primas, Nanda e Sissa, que não via a alguns anos e se surpreende pois as garotas estão diferentes do que Betina lembrava. As primas fazem o possível para que ela interaja, assim elas convidam-na para a igreja.

Na igreja, ela conhece pessoas bem legais, entre elas está Noah, um menino muito bonito que chama sua atenção. A questão é, Noah é apaixonado por Jesus e quer distância de romances passageiros, já Betina não tem um compromisso com Deus, ela só quer uns "beijinhos"

Com o passar dos dias, ela se sente incomodada e inspirada com o modo de vida de suas primas e alguma coisa começa a mudar dentro dela.

Betina acaba tendo as melhores férias da sua vida. Ela faz amizades incríveis, tem um ensinamento valioso sobre Deus e de como viver para Cristo.
🌼
Esse livro me tocou muito. Confesso que me fez repensar sobre como está meu relacionamento com Deus.

Livro leve e tranquilo, indico para todas as idades, principalmente adolescentes. .

Nos livros, a autora cita algumas músicas e eu fiz uma playlist no Spotify com elas. Vou deixar nos Stories pra quem quiser ouvir.

Autor: Arlene Diniz
Ano: 2017
Editora: Upbooks

#ler #livrocristão #osdesafiosdebetina #arlenediniz #amorporlivros #amoler #igliterario #yeshua #emanuel #cristao #upbooks

sexta-feira, 19 de julho de 2019

Amanhã você vai entender.

Olá Literários!

Na resenha de hoje, vou falar de um livro que li na época de escola, se chama "Amanhã você vai entender".

O livro conta a história de Miranda Sinclair, uma garota de 12 anos que mora com sua mãe em Nova York. Elas têm uma vida simples. Sua mãe abandonou a faculdade de direito assim que engravidou, ela trabalha como auxiliar em um escritório de advocacia e namora Richard, um dos advogados.
*
Mãe e filha ficam animadas quando recebem uma correspondência do programa de tv "A Pirâmide de 20 mil Dólares", desde então começam a treinar palavras para conquistarem o prêmio.
*
Miranda tem um amigo chamado Sal, todos os dias saem da escola e caminham juntos para casa. Richard, não tem uma cópia da chave da casa de Miranda. Eles escondem a chave na mangueira de incêndio, mas um belo dia, Miranda chega em casa e encontra a porta aberta. Na mangueira de incêndio ela vê um bilhete estranho e é assim que o mistério inicia. Alguem precisa de sua ajuda, essa pessoa a conhece mas ela não sabe quem é.

Logo após, sua vida começa a ficar estranha. Sal, seu amigo, é agredido por um garoto chamado Marcus. Esse garoto é aluno da mesma escola que ele e sem nenhuma explicação Sal, se afasta de Miranda.

Os bilhetes continuam chegando e retratam acontecimentos que não ocorreram ainda. Neles é pedido que ela escreva uma carta para ajudar um amigo. Muito curiosa, Miranda embarca nessa estranheza para desvendar o mistério.
*
Após Sal se afastar dela, ela faz amizade com outras crianças incluindo Marcus que se interessa pelo mesmo assunto que ela. Viagem no tempo. Eles conversam muito e discute se é possível uma pessoa viajar no tempo sem se dar conta. Miranda insiste que é impossível.
*
O dia do programa chega e elas conseguem faturar 10 mil, algo grandioso comparado ao salário de sua mãe. Ao final do jogo, Miranda descobre quem era o dono dos bilhetes e desvendando mistério fazendo assim, a carta que lhe foi pedida.

É numa livro tranquilo e intrigante. Ele é bem pequeno e de fácil compreensão.

Autor: Rebecca Stead
Ano: 2011
Editora: Intrínseca

terça-feira, 16 de julho de 2019

O Peregrino

Olá Literários!
Iniciei uma parceria com o IG @flordcriador e juntas vamos indicar livros cristãos.
A primeira indicação será de um livro antigo que, provavelmente todos já ouviram falar. "O Peregrino"
*
O livro foi escrito por John Bunyan enquanto estava preso. Seu objetivo era expor a jornada dos cristãos, os perigos, os desafios o desânimo e também a felicidade enquanto seguem e obedecem os mandamentos de Deus.
*
O personagem principal se chama Cristão.
Consumido pelo desejo de ser livre do fardo que carrega em suas costas, ele sai da sua cidade rumo a Cidade Celestial deixando sua família e amigos para trás.
*
Sua viagem é por um caminho estreito  indicado por um homem chamado Evangelista.
Cristão enfrenta vários obstáculos como um demônio, o gigante do desespero, o vale da sombra da morte e tem que desviar de maus concelhos. Apesar de tudo, Cristão segue firme encontrando auxílio no seu companheiro de viagem chamado Fiel. Mais adiante, seu companheiro é executado pelos infiéis da Feira das Vaidades, que são contra os viajantes e sua peregrinação.
*
Esse livro é inteiramente em metáforas, com ensinamentos grandiosos em cada capítulo. Nos mostra a dura jornada de um verdadeiro cristão, as adversidades passadas dia após dia e que, no final, se permanecermos firmes na presença de Deus, chegaremos à Cidade Celestial.

Autor: John Bunyan
Ano: 2012
Editora: Mundo Cristão

sexta-feira, 12 de julho de 2019

Caixa de pássaros.

Olá Literários!
O livro tem início em um cenário pós-apocalíptico, mostra a vida de uma mulher que tem que sobreviver e criar duas crianças.
*
Quando tudo aconteceu, Malorie estava grávida. A única coisa que ela sabia é que existe uma espécie de criatura que, ao olhá-la a pessoa tem um surto psicótico e acaba fazendo algumas coisas para se machucar.
*
Logo após o início desses acontecimentos, Malorie vai para uma casa onde outras pessoas estão abrigadas.
*
O livro começa no presente. Ela tem a intenção de atravessar um lago com as crianças pois acha que a casa em que eles vivem não é mais segura, ela sabe que existe um outro abrigo e tenta chegar até lá mas sem a visão. 
Desde que as crianças nasceram, ela ensinou a eles que era proibido olhar pois coisas ruins poderiam acontecer.
*
O livro tem partes do presente, em que Malorie e as crianças tentam ir para o novo abrigo e tem partes do passado, onde ela conheceu e conviveu com os outros moradores da casa.
*
O leitor tem que ter em mente que o livro não se trata das criaturas. Não existe muita explicação de onde e do porque elas existem. 

Ao meu ver,  é um livro sobre confiança, sobrevivência e mudanças.
Ao final do livro, podemos perceber a transformação da personagem Malorie, suas atitudes, suas decisões e suas ações mostra o quanto ela mudou.
*
A nossa querida Netflix produziu a adaptação e ficou ótima. Não podemos esperar um filme idêntico ao livro, mas eu gostei.

Autor: Josh Malerman
Ano: 2015

Editora: Intrínseca

sexta-feira, 5 de julho de 2019

A paciente silenciosa.

Ola Literários!
Como estão? Hoje vou falar sobre o livro “A paciente silenciosa”.

Ele conta a historia de Theo Faber, um psicoterapeuta floresce que fica interessado pela historia de Alicia Berenson.
*
Seis anos após sua internação psiquiátrica, Alicia continua com seu silêncio absoluto.

Alicia Berenson foi acusada de assassinar seu marido. Ela foi encontrada na cena do crime. Gabriel levou 5 tiros no rosto enquanto estava amarrado em uma cadeira, as digitais de Alicia estavam na arma.
*
Theo tem a missão de ajudar Alicia , ele tem a esperança de fazê-la falar e de descobrir o motivo do silêncio.
No decorrer do livro temos não só a visão de Theo, mas também partes do diário de Alicia.
Theo confrontará a instituição e a equipe, ele se posicionará a favor de Alicia contra a medicação excessiva e contra opiniões contrárias.
*
Eu não esperava aquele final, fiquei chocada rsrs.

Livro de rápida leitura pois te prende, você cria várias teorias e no final se surpreende.
*
Autor: Alex Micaelides
Ano: 2019
Nº páginas: 350
Editora: Record